Manual básico: Antivirus

25 08 2008

Você sabe usar seu antivirus?! Sabe!?!? TEM CERTEZA?!?!?!

Há 4 tipos de pessoas que mechem com computador no piauí

  1. As que sabem o que fazem;
  2. As que pensam que sabem o que fazem ou tema minima noção;
  3. Porra nem uma;
  4. Porra nem uma elevada ao cubo;

Um dos problemas principais é o diabo do verbo TO BE, ou seja, os mais ignorantes não tem a MINIMA NOÇÃO DE INGLÊS!!! Não, eu também não sei ingles não. Mas o pouco que eu aprendi no colégio me vale até hoje, e video game tambem(Final Fantasy é cultura!)!

Mas vamos ao que interessa, e vamos começar do inicio…

O que é um virus de computador?

É um programinha simples, auto-executavel geralmente que visa roubar/inserir informaçoes no computador, bagunçar simplesmente ou prejudicar mesmo. Muitos deles são feitos por desoculpados, punheteiros que só sevem pra aporrinhar a sociedade. Muitos deles não tem a muita noção de programção mas se viram são os scriptkids. Eles não programam, eles baixam virus da net e usam para seus fins.

Já os Hackers/Crackers são gente que fazem seus proprios vírus (as vezes nem prescisam). Geralmente fazem Trojans (não, não é a marca de camisinha) para fins “comerciais”; tipo SPAM‘s e Pop-UP’s.

Os antivirus tem um banco de dados contendo informções que identificam milhares desses virus, e impedem seu funcionamento. Mesmo um antivirus agindo automaticamente, ele não faz tudo sozinho, o usuário tem que estar ligado aos avisos que ele deixa.

Qual é o melhor antivirus?

Não há um antivus “melhor de todos” ou com 100% de eficiencia, mas sim programas com taxas que beiram os 95%, o que é o caso do Kaspersky. Mas outros muito bons tambem.

Lista dos mais populares:

AVG:

Até a versão 7.5 era uma das melhores opções de antivirus free que havia na internet, principalmente para o usuário caseiro que não entende muito. Tinha seu problemas já que o bixo era bruto e as vezes apagava até o que não devia. Só que a versão 8 o problema se acentuou demais. Scaneia sem permissão deixando o PC lerdo, e o principal: deleta os arquivos sem permissão isso quando não os corrompe. A interface anda pesada, e os scans não ajudam muito. A Grisoft deixoua  apeteca cair… Não recomendo.

Norton

Deu uma melhorada na ultima versão, mas como o Kasperky não tem versão free, só um demo e depois pede pra você comprar um completo (se você quiser…). Ainda continua sendo o “elefante branco” dos antivirus (ele é enorme!! 400mb ou mais) e tem um problema sério: verifica tudo toda ora comendo o desemepenho da maquina. Se quiser, dê uma olhada e tire suas conclusões por que eu não gosto dele.

Avast

Tornou-se uma opção depois da derrocada do AVG. simplesinho, facil de usar, pequeno. Mas ainda continua com a taxa de eficiencia muito baixa. Mas seu firewall impede muita coisa de entrar. É uma opção válida.

Avira

Eficente com os classicos, mas as atualizaçoes demoram muito pra pegar os novos. Por sua conta e risco…

Panda

Só presta com o linux mesmo… No windows não tira nada.

Kasperky Internet Security

Esse é o cara!!! É o melhor de todos, apesar de ser meio chato com os seus avisos incessantes, e ficar atualizando toda hora. O foda é que ele não possui versão free, só o demo que em 15 dias expira. se você puder comprar… Faça, eh uma otima escolha.

(dica: voce pode usar o Kaspersky só para tirar os virus do pc e depois tirar ele e instalar outro antivirus de sua escolha, dá trabalho mas deixa o pc limpo)

MANTENHA SEU ANTIVIRUS ATUALIZADO

As atualizaçoes mantem o antivirus ativo contra novas versões identificadas das “bicheiras” digitais. Sempre que ele pedir deixe-o atualizar o banco de dados. E pra quem não sabe ingles… UPDATE, é só apertar la e no yes ou sim que aparecerem…

Espero que tenha sido util!!!

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: